sexta-feira, 5 de junho de 2009

Processo de Bolonha em Biologia

O curso de biologia, como muitos outros, foi encurtado de 5 para 3 anos devido ao processo de Bolonha sendo que para isso tiveram que ser retirados conteúdos e outros comprimidos. O 5º ano era um ano de estágio que dava experiência aos antigos estudantes de biologia. Quem entre para o curso de biologia actualmente depara-se com um curso muito condensado e onde se aprende menos que antes de Bolonha. Existem cadeiras que anteriormente estavam separadas e eram leccionadas durante dois semestres sendo que a informação é agora dada “a correr” durante um semestre. Há uma cadeira “dupla” que engloba biologia molecular e genética. Pode parecer ridiculo mas estas cadeiras tão importantes encontram-se encolhidas numa só sendo que cada uma é dada em meio semestre. É óbvio que antes de Bolonha os conceitos eram mais aprofundados sendo que saiam do curso biólogos mais completos em termos de informação.

Infelizmente não é só esta falta de informação e o facto de não haver a experiência quase profissional de um estágio, alguém que saia neste momento da faculdade com uma licenciatura em biologia não é biólogo. Este estudante não é reconhecido pela ordem dos biólogos sem ter cinco anos de estudo, ou seja, para se ser aceite pela ordem é necessária a licenciatura e o mestrado.

Não seria melhor uma licenciatura de cinco anos em que se aprenderia mais do que uma de três com conceitos dados de forma menos profunda + mestrado? Só o tempo dirá se as vantagens do processo de Bolonha são suficientes para compensar os efeitos mais nocivos do processo.


Sofia Gonçalves

1 comentário: